Interrupção de chamada

Nesta terça-feira, 30, a Comissão Europeia confirmou inspeções surpresa em empresas de pneus de vários países do bloco. O motivo? Suspeitas de acordos de preços que violam as leis de concorrência.

Em comunicado, a Comissão, que é um braço executivo da União Europeia e responsável pelas normas antimonopólio, informou que “houve coordenação de preços entre as empresas” sujeitas à inspeção.

As inspeções estão concentradas em pneus novos para veículos de passageiros, furgões, caminhões e ônibus vendidos no Espaço Econômico Europeu (EEE), que inclui os 27 Estados-membros da União Europeia, além de Islândia, Liechtenstein e Noruega.

+ Fórmula 1 estende contrato e Pirelli continua a fornecer pneus para a categoria até 2027
+ Pneus à prova de furos: Michelin testa tecnologia em parceria com a DHL

Veja abaixo o que dizem as companhias.

Michelin

Embora a Comissão não tenha divulgado quais são as empresas, a gigante francesa Michelin confirmou que foi uma das afetadas e negou qualquer formação de cartel.

Em uma mensagem à AFP, a companhia negou “categoricamente a existência de práticas anticompetitivas, como as evocadas pela Comissão Europeia, e, a fortiori, qualquer prática de coordenação de preços”.

Goodyear

A empresa americana Goodyear também admitiu ter recebido a visita dos inspetores. “Nossos escritórios europeus foram alvo de inspeções não programadas. É prematuro especular exatamente o que pode ter acontecido, mas estamos cooperando totalmente”, disse um porta-voz à AFP.

Continental

A gigante alemã de pneus Continental também confirmou à AFP que estava entre as empresas inspecionadas. “Podemos confirmar que a partir de hoje [terça-feira], investigações estão em andamento por parte das autoridades antimonopólio europeias na Continental na Alemanha”, disse um porta-voz da empresa.

Nokian

O mesmo ocorreu com a finlandesa Nokian. “A Nokian Tyres não pode fazer comentários sobre uma investigação em andamento. A empresa está cooperando totalmente com as autoridades”, informou a empresa.

Interrupção de chamada Mapa do site