Interrupção de chamada

Desde novembro de 2023, a Uber implementou em sua plataforma uma opção de corrida destinada a adolescentes. Ainda como projeto piloto, o recurso foi desenvolvido com o objetivo de que pais ou responsáveis convidem adolescentes entre 12 e 17 anos sob sua guarda a criar uma conta no aplicativo e, desta maneira, permitir aos jovens solicitar suas próprias viagens.

Orecurso surgiu a partir de uma alternativa para os jovens se deslocarem nas cidades sob supervisão dos responsáveis. Uma pesquisa realizada pela própria Uber nos Estados Unidos revelou que metade dos responsáveis por adolescentes informaram já ter tido de escolher entre levar os filhos a algum lugar e ir a um compromisso profissional.

+ Uber: todas as corridas têm que ter ar-condicionado sem taxa extra

“Sabemos que os pais ou responsáveis não conseguem levar os filhos adolescentes para todas suas atividades sempre, e que o transporte por aplicativo pode ser uma alternativa segura para as pessoas se deslocarem”, explica Sílvia Penna, diretora geral da Uber no Brasil, à imprensa.

E completa: “esteja o filho adolescente indo para a escola ou voltando para casa após o treino esportivo, o responsável receberá notificações em tempo real e poderá acompanhar a viagem no seu próprio celular.”

Onde funciona?

Vale destacar que o recurso já foi lançado em outros países, como Estados Unidos e Canadá. Por aqui, ele está disponível nas cidades de Campinas (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP), Santos (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Vitória (ES).

Uber Adolescentes – Crédito: Reprodução/Site Uber

Veja o passo a passo de como configurar uma conta Uber Adolescentes:

  • Por meio do perfil familiar no aplicativo da Uber, o responsável convida o adolescente para criar uma conta;
  • O jovem, então, receberá um link para baixar o app em seu celular;
  • Depois, ele deve criar sua nova conta de adolescente e concluir o processo obrigatório de conteúdo educativo de segurança;
  • A conta do jovem ficará vinculada ao perfil do responsável;
  • Concluído o processo, os adolescentes podem solicitar viagens por conta própria.

Recursos de segurança

Os usuários também contam automaticamente com os recursos de segurança do app. Veja abaixo como funciona cada um:

U-Acompanha: os responsáveis ficam informados com atualizações em tempo real, sempre a partir de quando o adolescente solicitar uma viagem, incluindo o nome do motorista e informações do veículo, por exemplo.

U-Código: para entrar no carro, o adolescente deverá sempre fornecer ao motorista um código exclusivo para aquela viagem.

U-Ajuda: há sensores e dados de GPS para detectar se houve uma mudança de rota, parada inesperada ou encerramento da corrida mais cedo. Caso isso aconteça, o aplicativo Uber enviará automaticamente uma mensagem ao adolescente e ao motorista parceiro para ter certeza de que estão bem e oferecer recursos adicionais no aplicativo para buscar ajuda.

U-Áudio: o recurso de gravação de áudio da Uber, por sua vez, permite que os usuários gravem o áudio de suas viagens pelo aplicativo. A Uber ressalta que ninguém (motorista, usuário adolescente ou responsáveis, e nem a Uber) tem acesso à gravação, a menos que o usuário que efetuou a gravação decida abrir um tíquete relacionado à segurança e anexar o arquivo de áudio como evidência. Apenas nesse caso, a equipe de suporte da Uber, que possui a chave da criptografia, consegue acessar a gravação.

Interrupção de chamada Mapa do site