Interrupção de chamada

Já pensou em ter uma moto de estimação? Uma nova tecnologia pode ser o início dessa nova onda.

MOTOROiD, levante-se!” Como se acordasse de um sono para responder ao chamado, o chassi da máquina gira e lentamente se levanta do cavalete lateral para ficar em pé sozinho. Com um gesto de aceno ou chamada do piloto, o MOTOROiD avança e, às vezes, gira seu chassi para a esquerda e para a direita, como se estivesse envolvido em uma brincadeira amigável com o piloto. Apesar de ser um humano com uma máquina, a cena mais parece a de um cachorro – embora bem grande – e seu dono dando um passeio tranquilo, com sensação de intimidade e confiança mútua.

Os visitantes do show lotados ao redor do palco ficaram hipnotizados pelo MOTOROiD e sua imaginação provavelmente começou a correr solta: “Em um futuro não tão distante, poderemos realmente ver as motocicletas se tornarem tão avançadas”. Foi uma visão espetacular no Salão Automóvel de Tóquio em 2017.

As principais tecnologias que compõem o MOTOROiD são um sistema de IA de reconhecimento de imagem para reconhecer o rosto e os gestos do piloto, a tecnologia de autoequilíbrio AMCES (Active Mass Center Control System) exclusiva da Yamahae uma interface háptica homem-máquina (HMI) que envolve os quadris e visa promover a comunicação não verbal entre o piloto e a máquina.

Cada uma dessas tecnologias de ponta já estava sendo desenvolvida de forma independente antes do MOTOROiD, e a missão original dada à equipe de design era criar um design para as coberturas externas do veículo de teste para essas tecnologias. O pedido era “uma máquina que parecesse e agisse como uma criatura viva”. Foi esta ideia que acabaria por levar à criação do MOTOROiD como um tipo de veículo inteiramente novo.

Interrupção de chamada Mapa do site